Publicado em: 04-07-2011


Solenidade ao dia dos corpos de bombeiros é marcada por promoções e término de curso


O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realizou às 8h, deste sábado (02.7), no Quartel do Comando Geral, formatura para comemorar o dia dos corpos de bombeiros militar do Brasil, com atos de entrega de medalha, promoção de oficiais e praças, promoção post mortem, entrega de certificados de encerramento do projeto social Bombeiros do Futuro e concluir a formação de soldados da instituição.

Foram promovidos dezoito oficiais. No Quadro de Oficiais Administrativo (QOABM), ao posto de major por merecimento, os capitães José Teodoro de Souza e Milton Ribeiro da Silva; ao posto de capitão por antiguidade, os 1º tenentes, Wilson Francisco da Silva e Abel Rocha da Silva; ao posto de 2º tenente por antiguidade, o 1º sargento Edreano Junior Rossi Rinaldi.

No Quadro de Oficiais Combatentes, ao posto de 2º tenente por antiguidade, os aspirantes: Donato Coelho de Almeida, Marielle, Paula Voltarelli, Fernando Rodrigues Neto, André Luiz Dechamps, Rômulo de Souza Alves e Raul Castro de Oliveira. Ao posto de 1º tenente por antiguidade, os 2º tenentes: Poliana Keila Cândido Sobrinho Simões, Heitor Alves de Souza, Weber Dionísio Batista Junior, Rafael Ribeiro Marcondes, Denys Douglas Dias de Souza e Rodrigo Armond Santos.

Foram retificados os decretos nº 375, de 26 de junho de 2007, e o nº 2.024, de 1º de julho de 2009, nas promoções por antiguidade alusiva ao posto de 2º e 1º tenente QOABM, cujos efeitos retroagirão a 02 de dezembro de 2006 e 2008 respectivamente ao tenente Washington Cezar Duarte.

Na promoção das praças, O comandante-geral, coronel Alexandre Coronel assinou a portaria com 29 militares. Estão promovidos no Quadro de Praças Bombeiros Militar (QPBM), ao posto de 1º sargento por antiguidade o 2º sargento Marconi Carvalho Ribeiro e por merecimento Ildo Santa Cruz. No Quadro de Praças Condutores Operacionais Bombeiros Militar (QPCOBM), ao posto de 1º sargento, por merecimento os 2º sargentos BM: José Marques de Arruda, Pitágoras da Silva Bezerra, Mauro Ferreira Leite, José Aparecido de Souza, Antônio Roberto de Souza, Clayton Soares da Silva, Pedro Pereira Dias e Hélio Gonçalves Bezerra. Por antiguidade: Jaime Mendes Ribeiro, José Marques de Arruda, Emiliano Francisco de Souza, Luiz Carlos de Magalhães, David Carvalho de Moraes, Antônio Fernando do Carmo, Artur Batista do Carmo e Adilço Jovino Pulquério.

No Quadro Especial de Praças Bombeiros Militar (QEPBM), ao posto de 2º sargento, por merecimento o 3º sargento José Rosa Magalhães. Por antiguidade: Aires Sobrinho Brito, Antonio Henrique Carvalho, Rui José da Silva, José Estevão Nunes Ribeiro, Renir Evaristo da Silva, Jailton Ferreira da Silva, Tenório Ferreira, izaias Marques de Souza Filho, César Pires de Miranda, Alinor Onilson Ferreira e Nelson Severino da Costa.

O comandante também promoveu post mortem, a graduação de cabo, o soldado Valmir Bezerra de Jesus e a 1º sargento o 2º sargento Inivaldo Dias de Moura que faleceram em detrimento do serviço. Estiveram presentes no ato de promoção, bastante emocionadas e comovidas, as esposas dos respectivos promovidos.

A promoção “post mortem”é aquela que visa expressar o reconhecimento do Estado à praça falecida no cumprimento do dever ou em conseqüência dele, ou reconhecer o direito da praça, a quem cabia promoção não efetivada por motivo de óbito.“Parabéns ao comando que analisou e reconheceu o trabalho desses militares, ficará a família essa grande homenagem. Inivaldo, você está sendo reconhecido pelo grande profissional que foi, mas mesmo não estando presente em corpo estará em alma” disse um familiar.

As 250 crianças, com idade entre 11 e 16 anos e os familiares estavam na formatura de conclusão da 9ª edição do projeto social Bombeiros do Futuro. Foi entregue a cada aluno o certificado de conclusão da edição e agradecimento aos familiares. Essa edição iniciou no dia 15 de março, contou com cinco pelotões, sediados na Escola Municipal Ranulfo Paes de Barros no bairro Santa Izabel, em Cuiabá, na Escola Estadual José de Barros Maciel, no município de Nossa Senhora do Livramento; no Patronato Santo Antônio, no bairro Pedra 90, na Base Comunitária do Ribeirão do Lipa, ambos em Cuiabá e no município de Santo Antônio do Leverger.

Deram destaque a formatura os 84 alunos a soldado, que em pouco mais de cinco meses, concluíram o curso com muito bom desempenho. Familiares dos novos soldados estiveram presentes na solenidade de formatura, muitos vieram de outros Estados para prestigiar a nova etapa da vida profissional do ente ou amigo. Os soldados serão distribuídos nos pólos de Alta Floresta, Colíder, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Xavantina e Pontes e Lacerda.

Durante o evento foi assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e o Corpo de Bombeiros, a fim de realizar o curso superior de tecnologia em segurança pública com equivalência ao Curso de Habilitação de Oficiais Administrativo (CHOA), nas instituições militares do Estado.


Fonte: Assessoria/Bombeiros-MT
Data: 04/07/2011